quinta-feira, 11 de outubro de 2012

HIPERTEXTO E HIPERTEXTUALIDADE


QUINTA-FEIRA, 11 DE OUTUBRO DE 2012

Hipertexto


          Podemos entender que Hipertexto são textos disponíveis nos sistemas da informática que podem ser acessados por qualquer usuário em qualquer computador e em qualquer lugar, é uma forma de leitura e escrita não linear na informática, são conjuntos de elementos como imagens, documentos, vídeos permitindo uma comunicação, organizando conhecimentos dando acesso rápido, é uma forma de leitura diferenciada. Ao acessarmos em algum site procuramos o caminho que queremos seguir e através de clicarmos em outras palavras, surgem novos textos esses elos nós chamamos de links que podem nos levar a outras paginas na internet nos permitindo o avanço da leitura de forma aleatória. Com essa disponibilidade de links o universo da leitura estende tornando uma leitura mais ágil então vem que é uma coleção de informações colocadas em rede para uma navegação rápida.

Segundo vídeo de Alejandra Bertolacinni a hipertextualidade está em forma de texto digital agregando sons. Imagens e palavras.

A hipertextualidade se constitui através de textos formados por hipertextos, é uma produção coletiva do conhecimento, tem por característica básica apresentar o texto de forma não linear, ou seja, cada leitor pode seguir por um caminho diferente, pois o texto é constituído por diversos hiperlinks, que faz com que o leitor possa navegar por mundos diversos, aumentando as suas informações. São exemplos de hipertextualidade: fórum de discussão, blogs, páginas pessoais.

Postado por Suerly Soares de Lira da Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário