A
Alfabetização e o Letramento com apoio das Tecnologias de Informação e
Comunicação
Mirian Abreu de Souza Amaral
Mirian Abreu de Souza Amaral
Iniciação
científica: Reflexões pedagógicas à luz do método científico
Mirian Abreu de Souza Amaral -Diretora da EMEI
“Antonio Guedes de Azevedo” Bauru – SP. Formada em Pedagogia pela Universidade
do Sagrado Coração – Bauru - SP
Ao entrar em contato com o universo dos contos de
fadas, que segundo BETTELHEIN (2002, p.12) oferece níveis distintos de
significado, a criança enriquece sua existência pela diversidade das
contribuições possibilitadas por esses contos à sua vida. Ela vai construindo o
seu conhecimento da linguagem escrita de maneira prazerosa e interessante, além
de atingir os objetivos pedagógicos da Educação Infantil.
De acordo com VALENTE, com o computador e a
tecnologia digital o aluno interage com os objetos de conhecimento de maneira
mais rica. Cabe ao professor, como mediador desse processo, apropriar-se
definitivamente destas ferramentas e mecanismos, que são as NTIC (Novas Tecnologias
de Informação e Comunicação), para que o aluno usufrua da diversidade textual
contida nas telas, ampliando com isso suas possibilidades de escolhas.
Para CHAVES, quanto mais rico for o meio vivido
pela criança (estimulações e recursos), maior será o seu desenvolvimento,
cabendo à escola, principalmente das classes populares, fornecer esses
recursos, como sendo a única oportunidade de a criança ter contato com essa
tecnologia de uma maneira sistemática.
É preciso educar para usos democráticos, mais progressistas
e participativos das tecnologias, que facilitem a evolução dos indivíduos.
Quando a criança chega à escola os processos fundamentais de aprendizagens já
estão desenvolvidos de forma significativa. Urge também a educação para as
mídias, para compreendê-las, criticá-las e utilizá-las de forma mais abrangente
possível. (MORAN, 2000, p.50)
“Estas reflexões foram
pesquisadas no site planeta educação, que me enriqueceu muitos a visita neste
site durante as pesquisas de navegação a deriva”. Suerly.
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